Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TED condena advogado à suspensão profissional e ao pagamento de multa por não realizar contraprestação de serviço

Página Inicial / TED condena advogado à suspensão profissional e ao pagamento de multa por não realizar contraprestação de serviço

Durante a última sessão do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Rondônia, realizada no dia 15 de dezembro, a 2ª Câmara julgou o processo disciplinar em que suspendeu o exercício profissional de um advogado pelo prazo mínimo de 60 dias e ao pagamento de multa à OAB no valor de três anuidades. Condenou ainda o profissional, a ressarcir os valores pagos pelo cliente, inclusive com correção, desde o efetivo desembolso do mesmo, pelo fato de não ter realizado os serviços contratados.

Segundo consta dos autos, o advogado cobrou honorários pro-labore para dar entrada em processo, mas não realizou a contraprestação de serviço, permanecendo inerte por mais de quatro anos, ocasionando a perda da chance do cliente em ter um resultado favorável, causando-lhe danos e prejuízos.

O vice-presidente do Tribunal, Antônio Pereira, salientou que o TED continua atuando com rigor para coibir desvios de conduta no exercício da advocacia e outras que venham ao desencontro do Estatuto e do Código de Ética. “Apesar da pandemia e da impossibilidade de reuniões presenciais, o Tribunal conseguiu realizar um grande trabalho no julgamento dos processos éticos disciplinares, consultas e suspensões preventivas de forma virtual”, frisou.

O relator do processo, Vinícius Gordon, presidente da 2ª turma – responsável pelo julgamento do caso – e secretário-geral do TED, afirmou em seu voto que ao ser contratado, o advogado não é obrigado a assegurar o resultado da atividade ao seu cliente, mas é responsável pelos atos que, no exercício da profissão, praticar com dolo ou culpa.

“A inércia temporal do advogado por mais de quatro anos em ajuizar a respectiva ação judicial, evidencia negligência no exercício da atividade profissional e grave prejuízo ao cliente. A falta de prestação de contas é conduta infracional descrita pelo Art. 34, XXI do Estatuto da OAB, e reter/locupletar-se de valores de clientes é conduta infracional antiética que está descrita no inciso XX da mesma normativa”, explica Gordon.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone