Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TED julga processos em sessão ordinária e aplica penalidades a advogados

Página Inicial / TED julga processos em sessão ordinária e aplica penalidades a advogados

Ouça a versão em áudio

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou sessão ordinária na última sexta-feira (04). Na ocasião, as Turmas fizeram o julgamento de vários processos ético-disciplinares e aplicou penalidades a alguns advogados pela infração do Estatuto da Advocacia e da OAB (EAOAB).

Em um dos processos, a 3ª Turma do TED aplicou a penalidade de suspensão do exercício profissional por 30 dias, a um advogado que cometeu a infração de locupletamento em face de cliente (art. 34, incisos XX do EAOAB).

No voto ratificado pela turma, à unanimidade, o relator Filiph Menezes da Silva afirmou que o pedido de desistência da representação pela parte, após instaurado o processo disciplinar, não resulta no arquivamento da representação, pois o interesse de agir no processo é da própria OAB, sendo irrelevante se o devido repasse ao cliente foi efetuado no curso de da representação ou mesmo em ação judicial.

Em caso análogo, a 1ª Turma entendeu ter havido infração do advogado aos incisos XX e XXI, do Art. 34, da Lei 8.906/94, c/c arts. 2º e 5º, do CED (locupletamento e ausência de prestação de contas), e aplicou a sanção de suspensão pelo prazo mínimo de 90 dias, que deverá perdurar até a efetiva prestação de contas à cliente, bem como multa no valor de duas anuidades, considerando a gravidade da conduta praticada (art. 37, I, e Art. 39, do EAOAB).

Na 2ª Turma, o TED aplicou a penalidade de censura e multa a advogado que se utilizou de programa de rádio para autopromoção pessoal e profissional, além de debater causa processual sob o patrocínio de outro advogado, e de forma sensacionalista.

Ele reforça o voto do relator, Vinícius Pompeu da Silva Gordon, que reafirmou o estabelecido no Código de Ética, de que o advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou veiculada por qualquer outro meio, para manifestação profissional, deve visar a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional, ou seja, deve o advogado evitar insinuações com o sentido de promoção pessoal ou profissional, bem como o debate de caráter sensacionalista.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, pontua que o TED está realizando um trabalho hercúleo quanto ao julgamento dos processos ético-disciplinares, sempre em respeito aos prazos legais e garantia da ampla defesa. Essa dedicação vem trazendo excelentes resultados para a ética profissional e a valorização da profissão junto a sociedade.  “O respeito às prerrogativas e o exercício da advocacia com ética e disciplina andam lado a lado e um não pode existir um sem o outro”.

O vice-presidente do TED, Antonio Pereira da Silva, que estava presidindo a sessão, afirma que os profissionais devem se atentar às normas contidas no Código de Ética, Estatuto da Advocacia e regulamento geral, em especial, às questões relativas à publicidade e propaganda e ao dever de prestação de contas ao cliente.

Campanha educativa

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RO anuncia uma campanha de conscientização e educação, aos advogados inscritos na Seccional Rondônia objetivando evitar abertura de novos processos éticos disciplinares, e por sua vez, reduzir substancialmente as condutas irregulares.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone