Temer, Lewandowski e Barroso abrem Conferência Nacional da OAB

Página Inicial / Temer, Lewandowski e Barroso abrem Conferência Nacional da OAB

A Conferência vai debater os principais temas da agenda nacional a uma semana das eleições, entre os dias 20 e 23/10.

A XXII Conferência Nacional dos Advogados acontece no Riocentro, no RJ, entre os dias 20 e 23/10, confirmando o título de maior e mais importante evento jurídico da América Latina. Organizada a cada triênio pela OAB, a Conferência de 2014 já atingiu dois recordes históricos: o de público, aproximando-se dos 16 mil inscritos (mais do dobro dos sete mil da marca anterior) e de palestrantes, com 250 convidados, incluindo grandes nomes do cenário jurídico nacional e até internacional.

Para o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, uma das razões para este desempenho é a escolha do tema principal do evento, a “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”. “A uma semana do 2º turno, a Conferência propõe debater temas atuais da agenda política nacional, como financiamento de campanha, delação premiada, tributação mais justa, liberdade de expressão, situação carcerária no Brasil, direito homoafetivo e acesso à Justiça, bem como questões caras à advocacia ligadas às prerrogativas e mercado de trabalho. Assuntos relevantes para o futuro do país”.

Já o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, acredita que outro diferencial é a qualidade dos palestrantes convidados para o debate de temas vitais para a evolução do estado democrático. “Houve grande esforço para reunir alguns dos principais juristas e estudiosos na Conferência visando aprofundar, sob o viés jurídico e cidadão, as questões que hoje preocupam nossa sociedade. Ao fim do evento, será elaborada a Carta do Rio de Janeiro com as resoluções tomadas. A Conferência Nacional dos Advogados é a maior contribuição da Ordem para a democracia”, reforça Santa Cruz.

Ao longo de quatro dias, o pavilhão 4 do Riocentro abrigará, além de 40 painéis de debates, uma extensa programação paralela com conferências magnas, eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows. O objetivo é reunir os maiores nomes do Direito e de outras áreas para lançar luz nas questões que guiarão a conduta da OAB pelos próximos anos, pautando suas ações para a contínua melhoria das instituições democráticas do país – missão republicana da Ordem há mais de 80 anos. Entre os participantes estão o constitucionalista Michel Temer, vice-presidente da República, Ricardo Lewandowski, presidente do STF, José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, Luís Roberto Barroso, Teori Zawaski e Carmen Lúcia, ministros do STF, e Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça de FHC.

Sobre a Conferência Nacional dos Advogados

A Conferência Nacional é o órgão consultivo máximo da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que representa mais de 850 mil profissionais. Ela acontece a cada três anos, em cidade-candidata selecionada por pleito do Conselho Federal da OAB. O Rio de Janeiro já sediou o evento em três ocasiões anteriores: em 1958 (a primeira), 1974 e 1999. Portanto, a realização o evento do Riocentro quebra um jejum de 15 anos sem Conferência na Cidade Maravilhosa. Desde a sua primeira edição, em 1958, tornou-se referência não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade civil e as instituições políticas do Estado.

Cerimônia de abertura

As cerimônias de abertura e de encerramento serão realizadas no Auditório Master do RioCentro, com capacidade para até 12 mil pessoas sentadas. A abertura, no dia 20/10, às 10h, terá pronunciamentos de Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB; Ricardo Lewandowski, presidente do STF; Michel Temer, vice-presidente da República; José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça; e Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ. Luis Roberto Barroso, ministro do STF, fará a conferência magna de abertura.

Credenciamento

O credenciamento de imprensa para cobertura da XXII Conferência Nacional dos Advogados deve ser feito pelo e-mail, informando nome completo, veículo em que trabalha e telefones para contato. A retirada da credencial que dará acesso ao evento será realizada na entrada do Pavilhão 4 do Riocentro, em guichê próprio. Também será possível realizar o credenciamento de imprensa nos dias do evento.

Serviço :

XXII Conferência Nacional dos Advogados
De 20 a 23 de outubro de 2014
Riocentro – Pavilhão 4 (Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca)

Fonte da Notícia: Migalhas