Uma antiga reivindicação da classe advocatícia de Ji-Paraná começa a ser realizada nesta quarta-feira (01/07). A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) recebeu Ofício da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), informando sobre uma série de atividades que serão realizadas na 1ª Vara Cível da Comarca para melhorar a prestação jurisdicional.
O objetivo é organizar os serviços e regularizar o andamento dos feitos, pois, muitos estão parados há vários meses e até anos aguardando decisão.
Conforme documento recebido pela OAB/RO, o magistrado Edewaldo Fantini Júnior, titular da 2ª vara criminal da comarca, foi designado coordenador das atividades a serem desenvolvidas na 1ª vara cível, no período de 01 de julho a 28 de setembro de 2015, com plena competência para questões administrativas e judiciais.
A presidente da subseção da OAB em Ji-Paraná, Solange Aparecida da Silva, afirma que os advogados estão muito ansiosos e felizes com esta ação. “É uma grande vitória para a advocacia jiparanaense, porque há muitos anos temos tentado mudar essa situação da 1ª vara cível. O judiciário está dando uma resposta principalmente à população que procura a justiça. Agradeço o empenho da atual gestão da OAB/RO por mais essa conquista para a classe”.
Segundo a presidente da subseção existem processos conclusos esperando decisão do juiz há mais de seis meses, muita demora na emissão de alvarás, liminares, ritos de procedimentos diferentes do que diz o Código de Processo Civil, audiências atrasadas, e ainda a recusa da magistrada titular da vara em atender os advogados.
O conselheiro seccional Christian Rabelo concorda com os apontamentos da presidente da subseção e ressalta que esta é “uma excelente iniciativa, uma medida muito salutar e que esperamos resolver o problema desta vara, para que desta forma ela tenha maior efetividade e um profícuo andamento dos trabalhos”.
“Uma ação de extrema importância e todos só tem a ganhar, tanto a unidade judicial, quanto os advogados, os servidores, e principalmente o jurisdicionado”, pontua o conselheiro seccional Marcelo Nogueira.
O também conselheiro seccional por Ji-Paraná, Douglas Wagner Codignola, agradeceu o apoio da OAB/RO que mais uma vez contribuiu para o atendimento do pleito dos profissionais do município.
Durante reunião com o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, nesta segunda-feira (29), o Corregedor-Geral do TJ/RO, desembargador Daniel Lagos, enfatizou que esta é uma ação de prioridade absoluta da Corregedoria para atender à solicitação da Seccional.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, agradece a sensibilidade da Corregedoria em atender as demandas propostas pela instituição. “Parabenizo o Tribunal pelo profícuo trabalho que realizará em Ji-Paraná. Será uma enorme conquista, vez que a prestação jurisdicional devidamente pautada no respeito às prerrogativas do advogado estarão valorizadas. Ganham todos, os advogados, o judiciário, e os jurisdicionados”.