Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TJ de Rondônia cumpre todas as metas do CNJ para a 2ª instância

Página Inicial / TJ de Rondônia cumpre todas as metas do CNJ para a 2ª instância

TJRO conseguiu atingir percentuais exigidos e até ultrapassou na maioria dos objetivos, como no julgamento de crimes de improbidade e contra a administração pública

O Tribunal de Justiça de Rondônia cumpriu as seis metas propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais brasileiros que têm a ver com a atividade da segunda instância. Em cinco delas, além de cumprir o combinado com o CNJ, o TJRO superou os percentuais, como no caso da Meta 4, que previa o julgamento de pelo menos 70% das ações de improbidade e crimes contra a administração pública, mas o TJ de Rondônia julgou 91,70% desse tipo de ação. O registro positivo para o Poder Judiciário estadual é resultado do trabalho da equipe de apoio à atividade jurisdicional, formada por servidores de todas as áreas, cujos frutos são decorrentes do empenho pessoal de cada um e dos investimentos em capacitação e treinamento feitos pelo Judiciário para aperfeiçoamento profissional de seus recursos humanos.

Os números estão no Relatório do Panorama Parcial do Grau de Cumprimento de Metas 2016 do CNJ – 2º Grau e dão conta de que na Meta 1, que é julgar quantidade maior de processos do que os distribuídos, na qual era desejado um percentual de 100%, os desembargadores de Rondônia alcançaram o percentual de 104,40%. Na Meta 2, que previa o julgamento de 80% dos processos distribuídos até 31/12/2017, o TJRO julgou 96,46% desses processos. Noutra meta, a de número 5, o TJRO identificou o número e a situação de todos os processos de execução distribuídos até 2016.

No julgamento das ações que, geralmente, têm maior tempo de tramitação, pois demandam de muitas partes e ritos específicos, o TJRO também apresentou resultados expressivos. Na Meta 6, o Tribunal de Rondônia julgou 86,32% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 (objetivo era 80%); e, pela Meta 7, priorizou o julgamento de 93,94% dos processo dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos. A meta era 90%.

Tribunal de Justiça
Esse é o órgão de segunda instância do Poder Judiciário de Rondônia. Composto por 21 desembargadores, são responsáveis pelo julgamento em grau de recurso, que é quando alguma das parte não concorda com o resultado do julgamento e pede à justiça uma nova análise e decisão, o que é feito por esses juízes de segundo grau. Os julgamentos são realizados diariamente em sessões das Câmaras Cíveis, Criminais, Especiais e Reunidas. Há, ainda, o Tribunal Pleno, que reúne todos os desembargadores semanalmente para julgamentos colegiados.

Resultados
Para o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, os resultados apresentados pelos magistrados da 2ª instância demonstram o comprometimento com a causa da Justiça e com a celeridade da prestação jurisdicional, que é o fim para o qual existe a instituição. Os números são expressivos e dão conta de que todos os esforços feitos por técnicos e analistas judiciários e diretores de departamentos, assim como assessores e assistentes de gabinetes, que convergiram para que os desembargadores cumprissem as metas de julgamento e até as superassem.

“Para nós, apenas um registro institucional, mas para as pessoas que têm suas vidas resolvidas nesses processos julgados, isso é a própria Justiça sendo feita”, acrescentou o presidente, que estendeu a todos os gabinetes do TJRO as felicitações pelos resultados alcançados durante o ano de 2016, com relação aos desafios propostos pelo CNJ aos TJs do país.

Fonte da Notícia: TJ-RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone