Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TJRO acolhe manifestação da OAB/RO e absolve advogado público em ação

Página Inicial / TJRO acolhe manifestação da OAB/RO e absolve advogado público em ação

Vice-presidente da OABRO, Maracélia Oliveira e procurador Moacyr Netto

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) e da Procuradoria Jurídica, conseguiu a absolvição de um procurador de autarquia estadual que havia sido condenado em primeiro grau por manifestação de atos em processo administrativo licitatório. A atuação se deu a pedido da Comissão de Defesa da Advocacia Pública feito à CDP. Nesta terça-feira (14), a 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) acolheu por unanimidade a manifestação da OAB/RO e absolveu o advogado.

Durante a sustentação oral, o procurador jurídico da OAB/Seccional, Moacyr Pontes Netto, destacou que, ausente qualquer desvio de finalidade, não há que se falar em possibilidade de responsabilização do advogado público, ainda que em cumulação do cargo com a função de presidente de comissão de licitação, seja por indevido alargamento subjetivo de suposto nexo de causalidade, seja em razão da inviolabilidade quanto aos atos e manifestações, liberdade e independência funcional, tutelados pela lei 8.906/94, o Estatuto da Advocacia e da OAB.

Presidente do TED da OAB/RO, Jorge Araújo.

“Esse caso foi, com razoabilidade, ponderado pela 2° câmara especial do TJ/RO, de forma a manifestar na decisão o sentimento constitucional de garantia de direitos e de limitação de poderes, ainda mais quando a pretensão ministerial, nesse caso concreto, se mostrava desproporcional”, explica Moacyr.

Segundo a vice-presidente da OAB/RO e presidente da CDP, Maracélia Oliveira, a decisão do TJRO é uma conquista de toda a advocacia. “O Tribunal de Justiça traz um grande precedente para a advocacia rondoniense, muito nos honra ter um judiciário tão atento às prerrogativas, e à liberdade profissional do advogado em manifestar-se nos atos administrativos. É um precedente muito importante para a classe da advocacia, em especial a advocacia pública, e com certeza virá como paradigma para outros processos em que advogados públicos estão sendo injustamente acusados por improbidade administrativa em manifestações de atos públicos”.

Ao também comemorar a decisão do TJRO, o presidente da Comissão de Defesa da Advocacia Pública da OAB/RO, Jorge Júnior Miranda de Araújo, enaltece a atuação da entidade. “A vitória de hoje reflete trabalho iniciado em 2013, oportunidade em que as Comissões de Prerrogativas e Defesa da Advocacia Pública, assistidas pelos Procuradores da OAB-RO, e com total suporte da Diretoria passaram a estreitar os trabalhos e acompanhar processualmente membros da Advocacia Pública que tem prerrogativas afrontadas em temas como a indevida responsabilização em processos administrativos e questões afetas a controle de ponto”, finaliza.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone