Com o objetivo de auxiliar a prestação jurisdicional no Estado, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) cedeu ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), no mês de maio, dois scanners de alta tecnologia para agilizar o processo de peticionamento eletrônico. Esta iniciativa do Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante foi importante para garantir a celeridade da virtualização dos mais de 1200 processos que tramitavam nas Varas de Porto Velho em grau de recurso.
Dados atualizados da Corregedoria-Geral do TJRO, registram 773 processos digitalizados desde a implantação no Núcleo do Virtualização de Processos e Documentos do Tribunal. O setor foi criado assim que a OAB fez a doação dos scanners.
Essa virtualização estava prevista para acontecer este ano, confirmou o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Miguel Monico Neto, mas dependia da finalização do processo licitatório de compra dos equipamentos, os quais precisam seguir um rito administrativo e, muitas vezes, demandam bastante tempo. “Porém a sensibilidade do Presidente da OAB, em ser parceiro do Tribunal e ceder os equipamentos antes da chegada dos nossos para que pudéssemos dar início a este processo foi fundamental para que hoje conseguíssemos alcançar estes números”.
O reconhecimento da importância da OAB na celeridade da virtualização dos processos foi feito esta semana pelo Corregedor-Geral do TJRO, e pelo Juiz Auxiliar da Corregedoria, Rinaldo Forti Silva, durante visita institucional do presidente da OAB/RO ao Tribunal.
Na oportunidade, os membros da Corregedoria acompanharam Andrey até o setor de virtualização para mostrar como estavam os trabalhos para finalizar a digitalização dos processos. Eles declararam que os equipamentos da OAB ainda serão utilizados por mais alguns dias para continuar garantindo a celeridade na conclusão da digitalização.
Aproveitando a parceria, os magistrados questionaram sobre a possibilidade dos equipamentos da OAB serem enviados a outra Comarca, possivelmente a Ji-Paraná. Para que lá também se inicie o processo de virtualização.
“Nossa proposta é ser parceiro das instituições e esse resultado muito nos alegra e mostra que estamos no caminho certo para promover a celeridade na Justiça. Certamente, havendo necessidade de enviar os equipamentos para outra Comarca, não nos furtaremos e ceder novamente”, declarou Andrey.
Rinaldo Forti reforçou o agradecimento ao presidente da OAB/RO “pelo espírito de cooperação em ajudar no momento em que o Tribunal estava fragilizado, pois caso contrário o Judiciário rondoniense não atenderia com tanta rapidez essa demanda”.