TJRO instala 2º link de internet e torna sistemas mais seguros e estáveis

Página Inicial / TJRO instala 2º link de internet e torna sistemas mais seguros e estáveis

Novo contrato garante conexão contínua a sistemas web do Judiciário

A recém-criada Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC do Tribunal de Justiça de Rondônia inicia o ano de 2017 com importantes inovações e melhorias na oferta de serviços. No último dia 23 foi instalado o serviço de internet com redundância ativa: os dois links de 200Mb funcionam em conjunto de forma que a internet do TJRO será de 400Mb e se um deles falhar a conexão continuará ativa com 200Mb e os serviços não param.

O serviço de internet que, até então, era atendido por apenas um fornecedor, a OI, com um link de 200Mb, agora é fornecido por duas empresas: OI e Vale do Ribeira, que funcionam com a redundância ativa. Cada operadora deve garantir a disponibilidade mensal acima de 99,70%. Com isso, espera-se uma disponibilidade muito próxima aos 100%, garantindo a acessibilidade, disponibilidade e viabilizando a automação dos processos judiciais e administrativos.

O investimento na prestação jurisdicional foi garantido pelo presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, que no Plano de Gestão, apresentado ano passado, apontou a necessidade de incrementar a infraestrutura de suporte da tecnologia da informação e comunicação no Poder Judiciário, e elencou algumas iniciativas essenciais a essa finalidade, entre as quais a instalação da Sala-Cofre, feita em julho do ano passado e a redundância de internet, concluída esta semana. Durante a abertura dos trabalhos ordinários do ano, na segunda-feira, o presidente destacou o empenho de magistrados e servidores para a melhoria do atendimento ao cidadão e citou, entre outras conquistas, 14 pontos de melhorias relativas à modernização, como a criação da STIC, atualização do parque tecnológico, com a aquisição de equipamentos para armazenamento de dados (exadata) e otimização do desempenho dos sistemas (balanceador F5) e microcomputadores.

Disponibilidade
A redundância de internet é recomendada na estratégia nacional de TIC do Judiciário – ENTICJUD, do Conselho Nacional de Justiça, faz parte do Planejamento Estratégico de TIC do TJRO e tem como objetivo garantir a alta disponibilidade de acesso aos serviços providos via web como os sistemas de automação de processo, consultas, certidões, boletos e tantos outros serviços essenciais à sociedade.

Segundo a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRO, Ângela Carmem Szymczak, o usuário externo de sistemas web, como Projudi, PJe, SDSG, por exemplo, são os primeiros a sentir os benefícios da redundância ativa, com a alta disponibilidade desses serviços. De acordo com a titular da STIC, essas melhorias serão reforçadas com a implementação de diversas outras inovações. Ela citou que, em breve, será assinado contrato para construção da Rede Wan, que irá revolucionar a rede interna de comunicação entre as comarcas e o Tribunal de Justiça, proporcionando mais agilidade e disponibilidade para o tráfego de informações, já que a rede será exclusiva do TJRO e terá velocidade da conexão mínima de 100Mbps, em todas as comarcas. Além da compra de novos equipamentos, treinamento contínuo da equipe e planos para a breve redundância também da infraestrutura de TIC, o que tornará cada vez mais segura e estável a rede e os sistemas do Poder Judiciário de Rondônia.

Fonte da Notícia: TJ-RO