A Assessoria de Bombeiro Militar do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) deu início, nesta segunda-feira, 08, o curso “Formação Inicial em Brigadista de Emergência”. O evento acontece no auditório do TJRO até o dia 12, sexta-feira, com a participação de 59 servidores que terão acesso à informações e experiências voltadas a diversos aspectos da segurança. O objetivo é proporcionar conhecimentos sobre prevenção, isolamento, extinção de princípios de incêndio, abandono do local do sinistro, técnicas de primeiros socorros, dentre outros.
Durante a abertura do evento o Assessor Bombeiro Militar do TJRO, capitão Francisco Andrade Júnior, destacou a o ineditismo da iniciativa, com a participação de órgão como Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas (TCE), Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH). “Essa parceria serve para formar brigadistas que atuem em situações de sinistros em seus respectivos órgãos. Um aspecto singular é a localização dos prédios que estão bem próximos do edifício-sede do TJRO. Em caso de alguma intercorrência, poderá haver o apoio dos servidores brigadistas das outras instituições e vice-versa”, comentou.
Os participantes iniciaram o curso aprendendo sobre as técnicas de atendimento pré-hospitalar, que é o tratamento imediato e provisório ministrado a uma vítima de trauma ou doença fora do ambiente hospitalar.
Para o servidor da área de segurança institucional do Ministério Público do Trabalho, Fábio Fagner Pereira Ramos, participante do curso, a iniciativa é exemplar. “Permite que os órgãos trabalhem de forma coletiva e busquem ter a mesma política de segurança na prevenção de acidentes, além de reforçar as alianças entre os órgãos, observou.
O evento é uma realização da Assessoria de Bombeiro Militar (ABM) por sugestão da Assessoria Militar (Asmil) do TJRO. Estiveram presentes na solenidade de abertura o Assessor Militar do TCE, PM RR José Itamar de Abreu; o diretor de operações da SOPH, Fernando César Ramos Parente; o coronel da Asmil, Wanderley da Costa, e o Cap. PM da área de Segurança da ALE-RO, Bruno Costa dos Santos.