Nos dias 23 e 24 de janeiro, as Subseções de Cacoal e Rolim de Moura da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) receberam o “Treinamento de Cumprimento do Convênio INSS Digital entre OAB Rondônia e INSS”, ministrado pela presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário, Lélia Neta. O evento contou com apoio da Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).
Os participantes de ambas as Subseções puderam sanar dúvidas sobre a importância do uso do convênio; o prévio cadastro e suporte de problemas de senha; serviços cobertos pelo convênio; organização, classificação e nomeação dos arquivos, protocolo e suporte para protocolo e a respeito do acompanhamento e cumprimento de exigência e suporte.
Para o presidente da OAB/RO, Elton Assis, os treinamentos sobre INSS Digital são fundamentais para a advocacia rondoniense, uma vez que contribui sensivelmente para o dia a dia do profissional que atua nesta seara. “Em face da constante evolução tecnológica na área previdenciária e para que os profissionais não sejam prejudicados na prestação jurisdicional ao seu constituinte, temos a missão de ficar em sintonia com as mudanças e multiplicar a acessibilidade dos sistemas a todos os profissionais do estado”, comenta.
Elton Assis ainda ressalta que “a iniciativa é fruto do Plano Estratégico Político Pedagógico da ESA/RO elaborado a partir de consultas aos advogados do interior por meio das Subseções”.
Lélia Neta contou que a comissão está muito animada com os treinamentos do INSS Digital aos advogados para o ano de 2020. “Planejamos realizar o treinamento presencial em todas as Subsecções e mensalmente na capital”, disse.
O presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes de Almeida, parabenizou a Comissão por levar ao interior do estado uma capacitação de alta qualidade. “A correta utilização do INSS Digital otimiza a advocacia e blinda o advogado de uma série de dificuldades que se tem vivenciado no dia a dia das agências previdenciárias de todo o país”, frisa.