Com o propósito de instruir estudantes de direito acerca das disposições pertinentes à inscrição originária, da ética profissional e das diretrizes destinadas a evitar infrações disciplinares que podem culminar em penalidades severas, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) realizará, na próxima sexta-feira (15), na Faculdade UNEOURO, o evento “TED nas Faculdades”, na cidade de Ouro Preto do Oeste.
A conferência contará com a presença de membros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) com objetivo de aconselhar os futuros advogados e advogadas da cidade de Ouro Preto a respeito das normas e princípios regentes para o exercício adequado da advocacia.
A presidente da Subseção de Ouro Preto, Claudia Fidelis, destaca a relevância dessa iniciativa do TED. “Em um contexto em que as redes sociais e outras modernidades tornam as informações amplamente acessíveis, é possível que os jovens advogados cometam infrações e violem nosso código de ética. Palestras que direcionem a carreira profissional são fundamentais para o sucesso na advocacia”, enfatiza Cláudia.
Durante o evento, serão abordados temas como os requisitos prévios para a inscrição originária, um passo crucial rumo à advocacia; o conjunto de normas e princípios que devem ser observados pela classe no exercício de sua profissão; bem como iniciativas de conscientização ética destinadas aos profissionais, que incluem o conhecimento e cumprimento dessas normas, a manutenção da integridade, a resolução de conflitos de interesse, a fixação de honorários apropriados e a preservação da reputação da profissão.
Alessandra Rocha, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), ressalta que as orientações fornecidas aos estudantes de Direito são preparatórias para que, no futuro, eles atuem de forma ética e exerçam suas funções advocatícias com competência. “A advocacia é regida por princípios éticos que, muitas vezes, escapam ao conhecimento do profissional. Em muitos casos, o advogado se vê diante do TED e, dependendo da interpretação dos membros, pode sofrer sanções. Para que tais situações se tornem cada vez mais raras entre os novos profissionais, o TED promoverá ações de orientação e conscientização sobre a prática da advocacia”, explica Alessandra.
O evento “TED nas Faculdades” contará com palestrantes de destaque, sendo Jéssica Villas Boas de Paula responsável por abordar a inscrição originária, Alessandra Rocha detalhando as medidas preventivas de infrações disciplinares, Weverton Martins discutindo as infrações disciplinares mais comuns no TED, e Alline Guedes Pimentel explanando sobre o processo ético-disciplinar e seu trâmite no âmbito do TED.