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Tribunal de Ética inicia julgamento de consulta a respeito da publicidade na advocacia

Página Inicial / Tribunal de Ética inicia julgamento de consulta a respeito da publicidade na advocacia

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou sessão ordinária na tarde da última sexta-feira (6). Na ocasião, iniciou-se o julgamento da consulta formulada pelo presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes de Almeida, sobre a temática da publicidade profissional.

A consulta visa atuar com objetividade e de forma orientativa no processo de fiscalização do exercício da advocacia e, demanda do Tribunal de Ética, um posicionamento quanto aos limites desta propaganda.

Em seu voto, o relator do processo, Márcio Pereira Bassani, destacou que “o advogado e nem a advocacia estão proibidos de anunciar suas atividades profissionais, porém, devem fazê-lo com discrição e sobriedade, o advogado não é um produto exposto na prateleira, nem seus serviços”.

Dentre o discutido, o relator disse ainda, que entende que “as postagens em redes sociais devem ater-se a publicidade de caráter meramente informativo e precisam primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão, não sendo patrocinadas e/ou impulsionadas”, explicou o relator em seu voto.

O revisor, Vinícius Gordon, pediu vistas e após os debates, três membros acompanharam o voto do relator. Os demais aguardam o voto do revisor para dar prosseguimento ao processo na próxima sessão.

O presidente da Seccional, Elton Assis, explica que, em sintonia com o TED, a Seccional vem buscando esclarecer as dúvidas quanto ao tema. “Ao fim de 2019 realizamos uma Audiência Pública para debater o assunto e difundir o conhecimento. É necessário que as regras sejam claras e que estimulem a igualdade de oportunidades entre os profissionais. Realizaremos outra Audiência Pública com a presença do Corregedor Nacional do Conselho Federal ainda neste primeiro semestre”, explicou.

José Bernardes Passos Filho, presidente do TED, salientou que o posicionamento do Tribunal em relação a esta temática é estritamente certa no âmbito da legalidade e não se refere a nenhum caso concreto. “A matéria faz parte de um debate nacional da classe advocatícia, que aguarda uma atualização da legislação, tendo em vista as inovações tecnológicas das mídias socais”, disse.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

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