Tribunal de Justiça contrata rede exclusiva de comunicação de dados

Página Inicial / Tribunal de Justiça contrata rede exclusiva de comunicação de dados

A rede PJRO-WAN interligará todas as comarcas por uma rede de alta capacidade e velocidade de 100Mbps

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, assinou na manhã do dia 31 de janeiro de 2017, o contrato n° 005/2017, para instalação da rede privada de comunicação de dados do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, conhecida como rede PJRO-WAN, a instalação desta nova infraestrutura de rede, que será um marco na região Norte do país em modelo de serviços de comunicação de dados; interligará todas as comarcas do Poder Judiciário por meio de uma solução de alta capacidade e alta disponibilidade que integra circuitos ópticos e de rádio frequência.

“É um momento histórico para um Tribunal que já desde muito cedo tem mostrado uma vocação para a inovação e tecnologia. Continuar investindo nesse caminho demonstra que o Poder Judiciário de Rondônia encara técnica e profissionalmente as necessidades de atualização e agilidade nos serviços jurisdicionais, afinal, o cidadão quer uma reposta imediata aos seus anseios”, destacou Sansão Saldanha.

Sempre atento à crescente demanda por serviços de transmissão de dados, principalmente àquelas impostas pelo processo judicial eletrônico, a administração do Tribunal de Justiça de Rondônia autorizou o início de um estudo das alternativas para a modernização da rede de comunicação de dados que está em operação atualmente. Um grupo de trabalho foi criado e atuou no estudo das necessidades de negócio, características técnicas, estudos das demandas atuais e futuras, requisitos jurídicos, de segurança da informação, aspectos econômicos e as possíveis soluções. O grupo concluiu que, devido à capacidade dos fornecedores da região e os requisitos de negócio do Poder Judiciário, a melhor solução seria a locação de infraestrutura de rede privada e encaminhou os estudos à presidência, que autorizou o processo de contratação.

A nova rede vai melhorar extraordinariamente a transmissão de dados e será um divisor de águas no que diz respeito à agilidade dos procedimentos legais no andamento do processo”, ressaltou o presidente, ao assinar eletronicamente o contrato junto com o representante legal da empresa contratada.

A nova rede a ser instalada nos próximos 4 meses funcionará com disponibilidade mensal acima de 99,44% em cada comarca e velocidade mínima de 100Mbps entre todos os fóruns e o Datacenter na capital. Para se ter uma ideia, devido às atuais limitações técnicas, as comarcas de primeira entrância operam no máximo a 4Mbps e o maior link atendido de 20Mbps só é disponível nas comarcas de Ariquemes, Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná.

Viabilidade técnica
Segundo a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRO, Ângela Carmem Szymczak, a escolha pelo novo paradigma de rede foi precedida de um complexo estudo a fim de verificar a viabilidade técnica, econômica e jurídica da solução e incluiu pesquisa de mercado, consultas e visitas a outros tribunais. A previsão da administração é de que a nova rede esteja em operação até o fim de junho deste ano.

A secretária de TIC lembrou ainda que a Rede Wan é uma inovação que agrega ainda mais valor e eficiência a outras aquisições e contratações feitas pela instituição para incrementar a infraestrutura de TIC no Judiciário, e dar plenas condições ao exercício da atividade jurisdicional, tanto por servidores e magistrados quanto por advogados, membros do MP e cidadãos que utilizam os sistemas do TJRO.

Quem acessa a rede a partir de pontos externos, já começa a sentir melhoria a partir da implantação da redundância ativa de internet, concluída na semana passada, que proporciona disponibilidade de 400Mb, por meio de dois links de 200Mb cada. Se um deles falhar, a conexão continuará ativa por meio do outro link.

Com a rede PJRO-WAN, a comunicação interna e o tráfego de dados pelos sistemas também serão mais ágeis. A utilização dessa nova rede interna também deve gerar economia, com possibilidade de realizar ligações sem uso de telefone, videoaulas de cursos da Emeron e transmissão de eventos ou videoconferências, evitando deslocamentos, gastos com diárias e redução nas tarifas de empresas telefônicas.

Investimentos
Os investimentos na área de tecnologia não são baixos, mas perfeitamente justificáveis diante da crescente necessidade de modernização que se impõe no Judiciário, por isso o TJRO aplicou nessa área consideráveis valores para garantir os benefícios dessa ferramenta ao cidadão. Entre os projetos recém-implantados, está a da sala cofre, que garante maior segurança da informação, a redundância de internet e a própria criação da Secretaria de Tecnologia – STIC, iniciativa que amplia a estrutura tecnológica em todo estado, inclusive de assistência.

“Se o Poder Judiciário quer dar uma resposta de acordo com a evolução da sociedade, tem que ter o compromisso de acompanhar as inovações”, completou o presidente.

Fonte da Notícia: TJ-RO