Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Tribunal de Rondônia faz primeira eliminação de processos em papel

Página Inicial / Tribunal de Rondônia faz primeira eliminação de processos em papel

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) realizará a primeira eliminação de processos com trânsito em julgado e arquivados há mais cinco anos. Em edital publicado no Diário da Justiça de quarta-feira (28/9), está previsto que serão eliminados, em 45 dias, por meio de máquina fragmentadora de papel, 1.036 processos que tiveram origem no 2ª grau. Do total, 80% são habeas corpus, segundo a diretora do 1º Departamento Criminal (Dejucri), Maria das Graças Couto Muniz.

O prazo de 45 dias é para que advogados e partes interessadas, assim como instituições de ensino superior possam solicitar o desentranhamento (retirada) de documentos e de peças processuais, casos em que a concessão destinar-se-á à aplicação no ensino prático dos acadêmicos.

O presidente da Primeira Câmara Criminal, desembargador Valter de Oliveira, determinou a eliminação. Segundo ele, processos listados para eliminação datam da criação do Judiciário de Rondônia até o ano de 2000, excetuando-se os registrados até 4 de janeiro de 1982, que serão encaminhados para o acervo histórico-cultural do TJRO. Informou ainda que os demais processos arquivados no período de 2001 a 2011 serão eliminados em data futura, ainda não definida.

Ano positivo – Indagado sobre o evento de eliminação de processos do 2º grau (TJRO), o desembargador Valter de Oliveira respondeu, que até 21 de agosto de 2015, só havia normatização no 1º grau (fóruns), porém, a partir da desta data, o Tribunal de Justiça de Rondônia editou a Resolução 59, regulamentando a eliminação de processos no 2º grau. Ele avaliou como positivo este ato, uma vez que as demais câmaras do tribunal deverão seguir o mesmo procedimento, permitindo que outros processos atuais aportem no arquivo geral. “Daqui a alguns anos, todos os processos judiciais serão eletrônicos, sendo que o nosso tribunal caminha a passos largos neste sentido”, ressaltou.

Para dar conhecimento do edital, o presidente da 1ª Câmara encaminhou ofícios ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção de Rondônia, ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público e ao defensor público-geral do Estado de Rondônia.

Fonte da Notícia: Agência CNJ de Notícias

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone