Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Tribunal doa mais de 6 toneladas de papel para reciclagem em RO

Página Inicial / Tribunal doa mais de 6 toneladas de papel para reciclagem em RO

Divulgação/TJRO

A proposta de coletar papel nas unidades do Judiciário da capital, na campanha intitulada “Desapega”, destinou 5.250 quilos em papel branco para a reciclagem. A ação, realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, fez parte de Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça de Rondônia e está em consonância com a orientação institucional de responsabilidade social, já que doou o material para reciclagem à Asprovel, a Associação de Catadores de Porto Velho.

Além de papel branco também foram entregues à entidade 255 quilos de caixas plásticas e 700 quilos de papel colorido, totalizando 6.205 quilos de papel reaproveitados.

A coleta seletiva já foi uma prática do TJRO, mas tinha sido suspensa por não haver uma destinação correta dos resíduos. Graças ao um acordo firmado com a Asprovel foi possível reativá-la, em caráter de estudo. Com os bons resultados a ação deve se tornar periódica, para isso é necessário que servidores e magistrados separem papéis que não serão mais utilizados para a reciclagem.

O trabalho será estendido posteriormente para o interior do Estado. Com isso, o TJRO espera colaborar não só com a preservação do meio ambiente, mas também da geração de emprego e renda de pessoas em situação de vulnerabilidade, cumprindo, assim, com suas responsabilidades institucionais de sustentabilidade ambiental e social.

O PLS atende à resolução do Conselho Nacional de Justiça, estabelecendo que os núcleos socioambientais devem estimular a reflexão e mudança de padrões de compra, consumo e gestão documental dos órgãos do Poder Judiciário, bem como do corpo funcional. A iniciativa atende, ainda, a premissas importantes do plano como o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos e a redução do impacto negativo às atividades do órgão no meio ambiente com a adequação dos resíduos gerados.

A campanha “Desapega” propõe, ainda, uma mudança de comportamento no cotidiano, ao invés de amassar e jogar o papel no lixo, é preciso separar, caso seja sigiloso, triturar e depois entregar para a reciclagem. O reaproveitamento gera economia e bons frutos para o planeta.

Por outro lado, é também importante pensar no uso racional do papel. Num mundo cada vez mais eletrônico, imprimir nem sempre é necessário. Por isso, o tribunal conta mais uma vez com a atitude de todos para a redução do uso de papel e a coleta seletiva do recurso que é o maior gerador de resíduos pela instituição. Felizmente é o que possui o maior valor agregado para o aproveitamento por meio da reciclagem, daí a importância da destinação correta: o reaproveitamento.

Fonte da Notícia: Agência CNJ de Notícias

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone