Após ser reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o único tribunal do país a cumprir todas as metas nacionais do Poder Judiciário de 2013, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia/Acre) volta a figurar como um dos destaques do Judiciário brasileiro. No último dia 27, o CNJ divulgou um balanço parcial em que aponta o Regional como um dos poucos que está em dia com o lançamento de dados sobre o cumprimento das metas nacionais do Poder Judiciário 2014.
Esses dados devem ser lançados mensalmente pelos tribunais no Sistema de Metas Nacionais do 1º ao 18º dia útil do mês seguinte ao de cumprimento. O abastecimento de dados tem o objetivo de possibilitar ao CNJ o acompanhamento e a aferição de cumprimento pelos Tribunais, com geração de relatórios estatísticos individualizados por segmento de Justiça.
Para o presidente do TRT14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, o quadro apontado mostra mais uma vez o quanto o tribunal está alinhado às diretrizes estabelecidas pelo Poder Judiciário Nacional.
Em abril, o gestor de metas do TRT 14, desembargador Ilson Pequeno Junior, já havia editado a Portaria nº 843/2014, onde designou os gestores e definiu a metodologia de trabalho e planos de ação a serem avaliados até o 5º dia útil de cada mês, para que as unidades alimentem o Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (Sigest) com a inserção dos índices de cumprimento das metas nacionais, regionais e da corregedoria de 2014 e anos anteriores.
“Na mesma Portaria designamos que os responsáveis pelas unidades desenvolvam ações de forma integrada e coordenada para a execução dos projetos, planos e ações com o objetivo principal de cumprir as metas nacionais e regionais, o que vem sendo desenvolvido a contento”, completou o presidente.
O desembargador destacou ainda a realização das oficinas de construção do novo Planejamento Estratégico do Tribunla Regional do Trabalho da 14ª Região para os próximos seis anos, alinhado às políticas institucionais do Conselho Nacional de Justiça, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com a participação de magistrados, servidores, stakeholders.