Ulysses Sbsczk, presidente eleito na Subseção de Ouro Preto do Oeste, possui uma longa trajetória de atuação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sempre em busca de fortalecer a classe e garantir a valorização da advocacia local. Sua jornada, repleta de compromissos com a profissão, o levou a posições de liderança importantes, como presidente da comissão da jovem advocacia da subseção e vice-presidente, até alcançar a presidência da Subseção.
1. Fale um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional até chegar à presidência da subseção.
Fui presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção de Ouro Preto do Oeste, Conselheiro Seccional, Vice-Presidente da Subseção e agora fui eleito Presidente. Sempre me dediquei a trabalhar em comissões, contribuindo com as gestões anteriores para o fortalecimento da classe e buscando sempre melhorias para todos os advogados da região.
2. O que o motivou a se candidatar à presidência da subseção da OAB?
Sempre busquei contribuir com todas as gestões anteriores para o fortalecimento da classe. O desejo de continuar me dedicando à defesa das prerrogativas, à valorização da advocacia e à educação continuada dos colegas advogados foi o principal motivador para minha candidatura à presidência.
3. Para você, qual é a importância de liderar a advocacia local?
Ser a voz de centenas de advogados é uma grande honra e responsabilidade. Acredito que esse encargo me motiva ainda mais a oferecer o melhor de mim e me dedicar para viabilizar um bom trabalho à frente da subseção, sempre com o foco em representar da melhor forma possível nossa classe.
4. Quais são as principais metas da sua gestão para os próximos três anos?
Minhas principais metas incluem:
Ampliar a oferta de cursos de atualização e capacitação profissional.
Expandir a estrutura física da subseção, proporcionando um espaço adequado para os colegas advogados que não possuem escritório próprio.
Ampliar os benefícios e cuidados para a advocacia e seus familiares, através da CAARO.
5. A advocacia local enfrenta desafios específicos. Quais são os principais desafios que sua subseção enfrenta e como você pretende enfrentá-los?
A morosidade de algumas varas, tanto estaduais quanto federais, é um grande desafio, pois prejudica o trabalho cotidiano dos advogados, que dependem dos julgamentos para o êxito de suas causas. Vamos continuar trabalhando para que essas questões sejam abordadas de forma eficaz, sempre buscando soluções junto aos órgãos competentes.
6. Como você planeja fortalecer a relação entre a advocacia da subseção e o Judiciário local?
A relação institucional com o Judiciário em Ouro Preto do Oeste é boa, mas nosso trabalho será manter e fortalecer essa relação. Quando surgirem problemas pontuais, vamos tratá-los com a mesma cordialidade e atenção que sempre caracterizaram a convivência entre a advocacia e o Judiciário.
7. Quais ações serão priorizadas para defender as prerrogativas dos advogados e advogadas?
A defesa das prerrogativas será uma das minhas principais prioridades. Atuaremos de forma firme e direta sempre que houver violação de prerrogativas, tomando as medidas cabíveis para coibir qualquer ato que prejudique a classe.
8. Como será trabalhada a integração entre os advogados da subseção e a Seccional da OAB Rondônia?
A participação da advocacia local nas ações da Seccional ainda é tímida. A ideia é demonstrar a importância dessa participação e, principalmente, propor à Seccional projetos que atendam às necessidades e demandas da advocacia local.
9. Quem compõe a diretoria da sua gestão? Apresente brevemente cada membro e suas funções.
Presidente: Ulysses Sbsczkb
Vice-Presidente: Thiago Mafia Miranda
Secretária-Geral: Paula Claudia Oliveira Santos Vasconcelos
Secretária-Geral Adjunta: Raquel Jacob do Nascimento
Tesoureiro: Weverton Martins de Matos
10. Como a equipe foi formada e qual o papel de cada membro na execução dos projetos da subseção?
A diretoria foi formada de forma plural, com pessoas que possuem experiência e compromisso com a advocacia. Dra. Paula lidera a comissão da mulher advogada, Dr. Weverton tem uma vasta experiência na TED, Dra. Raquel, ex-delegada da CAARO, traz sua experiência de atuação na defesa dos advogados, e Dr. Thiago, ex-secretário-geral, será o responsável pela presidência das prerrogativas.
11. Existem comissões ou grupos de trabalho que serão fortalecidos ou criados? Quais os principais objetivos deles?
A atual gestão tem trabalhado muito o lado social e esportivo. Nossa intenção é fortalecer essas comissões, visando aproximar cada vez mais a sociedade da OAB e ampliar o acesso dos advogados a atividades esportivas diversificadas.
12. Qual mensagem você gostaria de transmitir aos advogados e advogadas que integram a subseção?
Gostaria de convidar todos a se engajarem mais nas reuniões, eventos e comissões. Juntos, podemos fortalecer ainda mais a atuação da OAB, não só perante a classe, mas também no sistema jurídico e na comunidade.
13. Como os advogados locais podem contribuir para que a gestão alcance seus objetivos?
A maior contribuição virá da participação ativa nas comissões. Com isso, conseguiremos implementar vários projetos que fortalecerão nossa advocacia, ao mesmo tempo em que promovemos o bem-estar social dos advogados.
14. De que forma a advocacia pode esperar mudanças e melhorias na subseção durante sua gestão?
Será uma gestão inclusiva e focada na qualificação dos advogados, com a oferta de cursos, mentorias e palestras. Além disso, teremos um forte compromisso com o bem-estar social dos colegas, buscando sempre melhorias para nossa classe.