A campanha de arrecadação de máscaras de ventilação não invasiva (VNI) e outros insumos hospitalares da OAB Rondônia já alcançou mais uma instituição hospitalar. Dessa vez foi a Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) de Porto Velho que recebeu os equipamentos destinados ao tratamento terapêutico de pacientes com covid-19.
Através das doações recebidas pelos parceiros da ação, o presidente da OAB/RO, Elton Assis, entregou na tarde desta segunda-feira (15) as máscaras para o fisioterapeuta Alex Cunha, que atua na unidade.
“A OAB tem se sensibilizado com a recuperação dos rondonienses e tem atuado nas ações que se faz necessária para auxiliar no enfrentamento à pandemia. Nesse momento estamos com a campanha de arrecadação e está aberta a quem puder colaborar, uma vez que os benefícios dela são revertidos para a própria população. Hoje, infelizmente, todos conhecem alguém que esteja acometido com o vírus ou com as sequelas dele, então é uma luta coletiva”, esclarece Elton Assis.
Para o fisioterapeuta, a educação é ponto fundamental na luta contra a proliferação da covid-19 e o cuidado deve ser minucioso desde o primeiro atendimento. “Ainda é possível encontrar pessoas que não conhecem a causa do vírus e os seus riscos, portanto é necessária essa instrução para uma mudança de postura. Além disso, o protocolo adequado desde a entrada do paciente na UPA pode fazer a diferença na recuperação. Nesse sentido vejo como primordial a presença do profissional de fisioterapia intervencionista nas unidades básicas para que a pessoa acometida do vírus não tenha que ser levada diretamente para a UTI”, detalhou ele.
Campanha de arrecadação
A OAB/RO continua a campanha de arrecadação através de doações em conta específica destinada a esse fim, com o objetivo da compra de máscaras de VNI e outros insumos hospitalares:
Conta corrente da OAB Rondônia
CNPJ: 04079224/0001-91
Banco do Brasil
Agência: 2757- X
Conta: 10.383-7
PIX: (celular) 69984174203