Veja a lista dos candidatos à vaga da Justiça Federal no STJ

Página Inicial / Veja a lista dos candidatos à vaga da Justiça Federal no STJ

São 16 os candidatos a compor a lista tríplice para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Gilson Dipp no Superior Tribunal de Justiça. É uma das listas destinadas a desembargadores federais, que será decidida na sessão plenária do dia 7 de outubro.

Três desembargadores têm sido citados pelos ministros do STJ para substituir Dipp: Kassio Marques, da 1ª Região, José Marcos Lunardelli, da 3ª Região, e Fernando Quadros, da 4ª Região.

Além deles, há outros três nomes considerados possibilidades: Joel Paciornik e Rogério Favretto, da 4ª Região, e José Antonio Lisboa Neiva, da 2ª Região.

Lunardelli está bem cotado. Conta com a simpatia de setores do PT e tem o apoio de seus conterrâneos, os ministros Ricardo Villas-Bôas Cueva, Herman Benjamin, Maria Thereza de Assis Moura e Regina Helena Costa, sua ex-colega de tribunal. Fernando Quadros deixou boa impressão na disputa anterior, quando Marcelo Navarro foi indicado. Conta com o apoio do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, a quem conhece há muitos anos.

Kassio Marques conta com o apoio do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, e pode ser o candidato a atrair o PMDB para a disputa. A legenda, da qual fazem parte os presidentes do Senado e da Câmara e o vice-presidente da República, ainda não tem um nome preferido no pleito, aparentemente.

Joel Paciornik conta com a vantagem de já ter aparecido em duas outras listas, embora alguns ministros que votaram nele nas outras vezes venham dizendo que não pretendem repetir a escolha. Nas duas listas em que Joel esteve, Fernando Quadros também concorreu.

Rogério Favretto é outro com boas chances, ainda que mais modestas que as dos favoritos. Tem a favor o fato de já ter sido secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e de ter seu trabalho sempre elogiado.

José Antônio Lisbôa Neiva, do TRF-2, conta com apoio do ministro Benedito Gonçalves, e alguns ministros têm se mostrado simpáticos ao nome.

*Texto editado para correção de informações.

Veja a lista de inscritos:

TRF-1
João Batista Gomes Moreira