Veralice Veris é homenageada pela OABRO através do projeto “A Voz da Mulher”

Página Inicial / Veralice Veris é homenageada pela OABRO através do projeto “A Voz da Mulher”

Conselheira federal por Rondônia, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB e ex vice-presidente da OABRO, Veralice Gonçalves de Souza Veris foi a segunda homenageada no projeto “A Voz da Mulher: Mulheres, Vivências e Experiências – Inspiração e Histórias”, que aconteceu nesta segunda-feira (03), em transmissão realizada no Facebook @oabrondonia.

“Esse projeto, que tem como objetivo reconhecer as grandes mulheres que defendem a advocacia do nosso estado, hoje homenageia Veralice Veris, que é uma grande pessoa, sempre com voz de carinho e palavras amigas. Uma advogada combativa, inspiradora, com postura ética e que segue o que preceituam as normas da profissão. Como dirigente, sempre defendeu suas convicções, com respeito e determinação. Por isso, fico feliz de homenageá-la esta noite e reconhecer o seu legado em prol da advocacia de Rondônia”, citou Elton Assis, presidente da Seccional durante a homenagem.

Para a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) e diretora-geral da Escola Superior de Advocacia do estado de Rondônia (ESARO), Solange Aparecida, Veralice atua de forma íntegra, com palavras de encorajamento, elogios ao próximo e determinação. “Ela sempre lutou por cada advogado e advogada, com pensamento no coletivo. Sua história tornou-se referência para muitas profissionais dessa seccional. E é a pessoa que espero me tornar quando chegar meu dia de ser homenageada”.

O conselheiro federal, Andrey Cavalvante, que foi presidente da seccional na gestão de vice-presidente de Veralice Veris, também cumprimentou a homenageada. “Esse ato simbólico representa as nossas vidas, que foram um encontro institucional, quando juntos iniciamos uma trajetória em 2002, no Conselho Estadual, onde tivemos bons professores e fomos bons alunos, e a partir daquela construção iniciou-se uma linda trajetória de vontade de servir ao coletivo, de devolver à advocacia um pouco do muito que ela havia nos dado. A OAB foi nosso ponto de encontro, que fortaleceu os nossos sonhos e nos elevou enquanto seres humanos”.

Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), destacou a importância da data para o reconhecimento do trabalho das mulheres advogadas dentro do Sistema OABRO. “As mulheres sempre foram parceiras em tudo. Sempre com muitas realizações. E o resultado é que somos uma das seccionais que mais possuem o trabalho feminino e se destaca no cenário nacional. Falar de Veralice Veris é fácil por ter muito atributos, por ser sinônimo de amizade, parcerias e que representa o nosso desejo de fazer sempre mais pela advocacia”.

“Registro o meu respeito e carinho por todos que estão aqui hoje. Essa noite é muito especial para mim, por ter tido o presente de conhecer a Veralice Veris. É possível observar que em todas as homenagens que você recebeu, antes mesmo de reconhecer seu trabalho na advocacia, que é importantíssimo, destacaram a pessoa que você é. Alguém que abrilhanta todos os lugares que está, mesmo sem intenção, com uma humildade nata, mansidão, presença marcante, fala doce e firme, zelo, cuidado, amor, pioneirismo e inspiração. Você é alguém que engrandece a advocacia e o papel da mulher”, discursou a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Karoline Monteiro.

O presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste, Robson Amaral, falou da satisfação de participar da justa homenagem a conselheira Veralice. “Ela é um símbolo e uma referência para a advocacia ouro-pretense, que até já ultrapassou esses limites, porque tem um papel fundamental na seccional da OAB e hoje desempenha um trabalho em âmbito nacional, que merece muito destaque. Ela é um símbolo de humildade, que sempre se mantem essa pessoa da paz, harmônica. Onde a Vera está, o nível se eleva, e nos ajuda muito. Só tenho palavras de agradecimento”.

O secretário-geral da seccional, Márcio Nogueira; e a idealizadora do projeto e primeira vice-presidente da CMA, Glória Chris Gordon, também proferiram palavras de reconhecimento à homenageada.

Homenageada

Paranaense de Itaguajé e advogada atuante há 33 anos, Veralice Veris exerceu a advocacia nos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia, após formar-se em Direito em Umuarama/PR. Ela foi a primeira mulher presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste; vice-presidente da Seccional Rondônia da OAB, no triênio 2013/2015; conselheira estadual nos triênios 2001/2003 e 2010/2012; é conselheira federal desde 2016 e integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB.

Veralice Veris contou durante a homenagem que a advocacia é muito dinâmica e precisa de criatividade em muitos momentos de desafios. “Vejo que nesse contexto, o mais difícil sempre foi ficar longe da família, então o exercício profissional se fortalece em conhecer pessoas, formar amigos, criar consciência de também é preciso fazer ações e laços, para a execução e aplicação da justiça. É preciso buscar efetividade com o cliente, mas também criar uma relação de respeito com a parte contrária, pois o trabalho não pode ser feito pensando apenas em uma parte. Isso é uma coisa que me norteia e que é uma grande experiência. Exemplo disso, algo que me alegra, é saber que minha primeira cliente, é ainda minha cliente até hoje”.

A Voz da Mulher

O projeto tem o objetivo de integrar, apoiar, instruir, valorizar, defender e orientar a mulher advogada e a acadêmica de Direito, inspirando-as através do exemplo de vida e carreira das homenageadas. Ele é uma ação da OAB Rondônia que acontece por meio da ESARO e da CMA.

A programação conta com homenagens todos os meses às mulheres que fizeram história na advocacia rondoniense.