A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Veralice Gonçalves de Souza Veris, participou do Colégio de Presidentes da OAB realizado em Recife nos dias 29 e 30 deste mês.
Com o objetivo de proporcionar análise e discussão de temas importantes não só para advocacia mas também para a sociedade o evento reuniu os 27 dirigentes das Seccionais da Ordem que durante os dois dias debateram assuntos como: XXII Conferência Nacional dos Advogados, honorários, Novo Código de Ética e Disciplina, campanha pela Reforma Política, previdência para os advogados e custas judiciais, entre outros.
Durante a reunião do Colégio que teve como tema a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários foi lançado o Selo de valorização dos honorários com a mensagem “Honorários dignos: uma questão de justiça”. O selo que é parte da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, lançada pelo CFOAB juntamente com as suas 27 seccionais, pode ser afixado em qualquer lugar das petições, como no cabeçalho ou na última página. (para ter acesso ao selo basta clicar aqui)
O presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reforçou a importância da campanha aos dirigentes das 27 Seccionais reunidos em Recife. “A ideia é o advogado tomar a rédea e protagonizar a defesa dos honorários, para que não seja apenas algo patronal da OAB”, afirmou Marcus Vinicius durante o primeiro dia de reunião do Colégio de Presidentes.
Outro ponto importante discutido na reunião foi a questão da criminalização da advocacia momento que o presidente do Conselho Federal da OAB, reiterou a luta da entidade contra a criminalização da profissão, lembrando que o assunto já foi tratado no plenário nacional da Ordem. Ele também afirmou que o assunto será julgado pelo STF, tendo sido distribuído para o ministro Dias Tófoli, que pediu prioridade do plenário na apreciação da matéria.
De acordo com Veralice Veris as reuniões do Colégio de Presidentes são momentos oportunos para troca de experiências e principalmente para somar forças em prol dos advogados, inclusive quanto a criminalização da advocacia.
“A criminalização da advocacia é um assunto sério, não podemos permitir que a situação continue como está, é preciso neste momento que as Seccionais juntem forças para que o assunto seja julgado no STF o quanto antes”, pontuou Veralice.
Com informações do CFOAB