Página Inicial / Vice-presidente da OAB Rondônia ministra palestra em evento da Seccional de Mato Grosso

Maracélia Oliveira

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Seccional, Maracélia Oliveira, ministrou a palestra ‘Prerrogativas da Mulher Advogada’, na última quinta-feira (26), em evento na OAB de Mato Grosso, com o intuito de fomentar o debate acerca das prerrogativas da advocacia e destacar a luta das mulheres advogadas por alcançar espaços de poder junto à Ordem e em outras esferas.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enaltece a participação da Seccional no evento. “É de suma importância promover a educação jurídica para a mulher advogada e a discussão de propostas que as apoiem no exercício da advocacia. A Seccional Rondônia busca continuamente respaldar a mulher advogada e tem muito orgulho por ter participado do nascimento do movimento Mais Mulheres na OAB”, comenta.

Entre outros assuntos, Maracélia explanou sobrei sobre a Lei 13.363/2006, que reformou o Estatuto da OAB pra incluir prerrogativas relativas à advogada, como preferência nas pautas de audiências e nas sustentações orais para grávidas e lactantes, além da suspensão dos prazos para a parturiente.

“Ainda há muito para avançar, como estabelecer o direito ao estacionamento às advogadas grávidas, impulsionar a participação da mulher dentro do Sistema OAB para que, desta forma, esses avanços sejam efetivados, bem como outros desafios também sejam vencidos, porque só a mulher pode estabelecer a realidade da rotina de trabalhar ao mesmo tempo como advogada, dona de casa e administrar o escritório”, pontua a vice-presidente da OAB/RO.

Na oportunidade, a secretária-geral do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB Alagoas e membro consultora da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Juliana Marques Modesto Leahy, ministrou a palestra ‘Participação da Mulher na Política’.

“Juliana Modesto lembrou que, em que pese à gente já ser mais da metade do número de inscritos no Brasil inteiro, a gente ainda está aquém no índice de participação dentro da Ordem, exatamente por ela fazer parte da única OAB do país que é presidida por uma mulher”, destaca Maracélia.

O evento ainda contou com a participação do secretário-geral adjunto e ouvidor-geral da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto, e do membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB/MT, André Stumpf.