A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia(OABRO) preocupada com a situação das mulheres que vivem em vulnerabilidade quanto a violência doméstica nestes tempos de pandemia, solicitou ao Governo do Estado a instalação de registro de ocorrência online, devido ao isolamento social que visa conter a propagação do coronavírus.
Após reobservação da importância da adoção de medidas remotas que possibilitem a comunicação de fatos criminosos, a Polícia Civil do Estado de Rondônia, em caráter excepcional, incluiu em sua Delegacia Virtual a opção de registro de Violência Doméstica.
“Essa é mais uma conquista para os rondonienses. A Seccional Rondônia tem buscado formas de dar suporte aos indivíduos mais frágeis da sociedade, através de solicitações e parcerias com instituições públicas e privadas. Esse trabalho expandiu-se com a implantação da Ouvidoria Mulher, que é mais um canal de denúncia, por meio da página na internet disponível no site da Seccional”, detalha o presidente da OABRO, Elton Assis.
Porém, alerta o delegado geral de Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, é de suma importância reiterar que tal modalidade possui limitações. “Reforço a orientação e a conscientização no sentido de que havendo urgência, o ideal é a utilização dos canais imediatos de acionamento e comunicação às Forças de Segurança Públicas, como por exemplo, o 190 (CIOP) e 197 (Disque Denúncia PC).
Karoline Monteiro, presidente da Comissão da Mulher Advogada, explica sobre a importância do canal. “Temos atuado com a divulgação dos contatos de diversos ponto de recebimento desses relatos em todo o Estado. O fundamental é que a pessoa não se cale e consiga se libertar daquele sofrimento”.
Como fazer denúncias na Ouvidoria Mulher da OAB
Para as mulheres do estado que quiserem fazer denúncias de maus tratos ou outro tipo de violência que sofram, basta acessar o canal da Ouvidoria Mulher da OAB Rondônia, clicando AQUI ou contatando no telefone (69) 3217-2112 ou no Whatsapp (69) 99283-4762