Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Vitória da Advocacia: Após intervenção da Ordem, TJ eleva de 3% para 12% o valor de honorários de sucumbência

Página Inicial / Vitória da Advocacia: Após intervenção da Ordem, TJ eleva de 3% para 12% o valor de honorários de sucumbência

A Procuradoria Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) atuou como assistente processual e garantiu o pagamento dos honorários de sucumbência no valor de 12% em um processo que se arrastava há 22 anos, contra da Fazenda Pública Estadual. A decisão judicial é do desembargador Daniel Ribeiro Lagos que fixou o percentual de 10% sobre o valor atualizado da causa, com um adicional de 2% de majoração devido após a fase recursal.

O processo em questão se tratava de uma execução fiscal relativo à prescrição de Certidão de Dívida Ativa (CDA). Em primeira instância, o juiz havia arbitrado os honorários em 10%, mas o Estado recorreu, e o juízo determinou a redução para 3%.

No entanto, o advogado solicitou intervenção da OABRO que atuou como assistente e conseguiu a reversão do valor aplicado inicialmente.

A presidente da Comissão Especial de Fiscalização e Defesa dos Honorários Advocatícios da OABRO, Adriana de Kássia, comenta que a decisão inicial foi aviltante, pois não correspondeu ao trabalho e dedicação do advogado. “A Comissão julgou a favor do profissional, reconhecendo o seu direito de receber os honorários devidos nos termos do art. 85 do Código Processual Vigente”, comentou Adriana.

Ela ainda ressaltou que a “OABRO encampou essa luta inclusive realizando visitas institucionais, partindo da presidência, comissão e a procuradoria, onde visitaram o Tribunal de Justiça de Rondônia para tratarem sobre o Tema 1.076 do STJ, e outros afetos a honorários”.  Adriana de Kássia ainda ressaltou a importância da advocacia acionar a OABRO através da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios, através do link https://requerimentos.oab-ro.org.br/.

Saiera Oliveira, procuradora jurídica da Ordem, explicou que a “decisão não apenas abordou a questão dos honorários sucumbenciais, mas também destacou a extensão do processo, que levou mais de duas décadas para se chegar a uma decisão final”.

O conselheiro Danilo Henrique Alencar destaca que a decisão respeitou a interpretação das regras estabelecidas no Código de Processo Civil (CPC) em relação à fixação de honorários. “Quando o juiz majorou a decisão ele também fez referência à jurisprudência, ou seja, às decisões anteriores dos tribunais, e aplica a interpretação das regras do CPC, sendo fundamental para evitar a propositura de ações judiciais frívolas e de caráter predatório”, ressaltou o conselheiro.

Nos autos, o desembargador ainda destaca que a “apreciação equitativa (ou seja, a fixação dos honorários com base na equidade) não cabe aos autos deste processo e só é permitida em circunstâncias muito específicas”, nas quais incluem casos em que o valor da causa é muito baixo ou o proveito econômico da demanda é considerado inestimável ou irrisório.

Para o presidente Márcio Nogueira, a decisão evidencia a luta constante da OABRO para garantir que a advocacia tenha os honorários de sucumbência aplicados conforme as regras já estabelecidas pelos Tribunais Superiores. “Sempre que o juízo reverte uma decisão para a aplicação correta da norma que regulamenta os honorários de sucumbência, a OABRO celebra, pois toda a atuação de seus procuradores é para garantir o respeito à advocacia. Então, é uma vitória de toda a advocacia”, finaliza.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone