Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), promoveu, na última semana, um workshop e debateu o tema: “Revenge Porn, a nova forma de violência contra mulher”. As advogadas participaram ainda de diversas atividades, como apresentação de balanço de atividades da Comissão, jantar e outras ações.
A palestra foi ministrada pela delegada de Polícia Civil, Solangela Barros Guimarães Ferreira, que é titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). As advogadas também receberam um tutorial sobre maquiagem para o dia e noite com a maquiadora, Sandra Schneider Bueno. Logo após teve um rodízio de massas e pizzas.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou que a mulher tem realizado um grande papel diante a Ordem e da sociedade. “Ações como essas nas Subseções são de extrema importância. Homenageamos todas as mulheres que têm vencido diariamente as barreiras profissionais e de preconceitos. E é inevitável o dever de reconhecer os méritos da atuação da mulher advogada, aplaudir seu empenho e dedicação e, enfim, registrar suas conquistas e avanços no meio jurídico, um ambiente historicamente masculino”, ressalta.
O presidente da Subseção, Estevan Soletti, parabeniza o empoderamento e a virtude daquelas que buscam seus objetivos e enfrentam desigualdade para alcançar uma sociedade mais justa. “Todas são merecedoras de uma bela homenagem pelo seu dia. Parabéns”, disse.
A presidente da CMA em Vilhena, Márcia Carvalho, destaca a importância da participação das advogadas nos eventos, especialmente para trazer à memória a importância das conquistas da mulher por igualdade e na luta incansável por garantias à sua integridade física, psicológica, moral e patrimonial, quando do término de um relacionamento: “O tema apresentado no workshop traz à reflexão o quanto a mulher ainda tem que lutar para garantir a sua plena liberdade, e exercer todos os seus direitos conquistados no último século (expor seus pensamentos e ideias, votar e ser votada, ocupar espaços de poder), inclusive buscar garantir a liberdade de escolher manter-se ou não em um relacionamento abusivo, sem contar a batalha pelo tratamento isonômico no mercado de trabalho. Por isso a necessidade de se discutir temas como este propiciador de reflexão e aprendizagem para a mulher advogada”.
A CMA em Vilhena tem como integrantes as advogadas Pamela Vargas, Luciane Brandalise, Madalena Ritter, Cleonice Grabner e Marcia Carvalho. Evento também contou com o apoio das diretoras da Subseção Carla Regina Schons (secretária-geral) e Iracema Martendal Cerrutti (secretária-geral adjunta).
Relatório de atividades
Além dos eventos de integração da classe (Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Outubro Rosa), a Comissão realizou palestras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fórum Cível da Comarca de Vilhena, Ministério Público Estadual (MP/RO) e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, com temas: “Violência contra a Mulher”, “Abuso e Violência Sexual Infantil” e “Alienação Parental”, junto às escolas da rede pública municipal, e, também, trabalho social junto à comunidade local, com doação de lençóis aos pacientes em tratamento de câncer junto ao Hospital São Daniel Comboni (Cacoal) e Fraldas Descartáveis geriátricas e produtos de higiene pessoal para o Lar dos Idosos de Vilhena.