Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

XIV Conferência da Advocacia de Rondônia recebe painel de Direito Constitucional

Página Inicial / XIV Conferência da Advocacia de Rondônia recebe painel de Direito Constitucional

A sala Rui Barbosa, da XIV Conferência da Advocacia de Rondônia, recebeu na manhã de seu segundo dia (10) temas constitucionais ministrados por importantes estudiosos do assunto. O evento, organizado pela OAB Rondônia, Escola Superior de Advocacia (ESARO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), segue até sexta-feira (11).

Presidindo a mesa das palestras, a sala recebeu o presidente da OAB de Rolim de Moura, Márcio Antônio Pereira. E como mediadora, a ex-presidente da OAB de Ariquemes, Cynthia Patrícia Muniz.

O membro horário vitalício da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, abriu as palestras com o tema “O Conselho Federal da OAB e o Controle de Constitucionalidade”, e descreveu que a OAB sempre esteve ao lado da sociedade brasileira na defesa da democracia, por isso a Constituição Federal outorgou à advocacia a legitimação ampla para defender interesses da democracia e a sociedade brasileira como um todo. Ou seja, a lei diz que a função da Ordem é defender a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito.

As “Terras Indígenas na Constituição” foi o assunto tratado por Jorge Rubem Folena de Oliveira, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Candido Mendes (UCAM) e diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros. Para ele, toda terra brasileira pertence aos indígenas e seus dependentes, e foi subtraída no período de colonização. Disse ainda que, infelizmente não dá para tratar desse tema sem colocar que ele parte de um ambiente de exploração, violência e crueldade, que são os grandes problemas históricos do assunto. O estudioso enfatiza que o grande problema em questão é o marco temporal que a Constituição Federal estabelece, de que a posse dos índios sobre suas terras originárias está estabelecida na data constituída pelo Supremo Tribunal Federal.

Vânia Siciliano Aieta, doutora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tratou da “Defesa da Constituição e Ameaças à Democracia”, e citou, em suas palavras, as tentativas constantes de lesão a ideia de democracia tal qual é conhecida, em diversas partes do mundo, nos locais mais improváveis. Para ela, tal movimento tenta colonizar os tribunais superiores, desacreditar a imprensa e instituições públicas e age com pujança de um vetor autoritário que deve ser combatido. A sociedade brasileira, com muita luta, legitimou os direitos que hoje estão assegurados na Constituição de 1988 (CF/88), e por isso é preciso assegurar as conquistas civilizatórias tão arduamente conquistadas.

O doutor em Direito e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eduardo Maneira, discorreu sobre “Reforma Tributária – Setor Produtivo e Federalismo”, e detalhou que a reforma tributária está sendo discutida desde 1993, devido ao consenso dessa necessidade na promulgação da CF/88. Porém, essa certeza dessa necessidade de reforma já não existe mais, até mesmo devido a pandemia ter suscitado questões mais emergenciais. Além disso, há ainda um debate para encontrar pontos de convergências entre as propostas que tramitam no Congresso Federal.

“Constitucionalidade, Transnacionalidade e Sustentabilidade” foi o assunto abordado por Denise Schmitt Garcia, doutora em Direito (ES) e mestre em Ciências Jurídicas  pela Universidade do Vale do Itajaí. Ela detalhou que as questões ligadas a sustentabilidade acontecem em um tripé: ambientais, sociais e econômicas, além de serem elencadas nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” que devem ser alcançados até 2030. Com relação a democracia a nível global, a estudiosa elencou três pilares: a consolidação de uma cidadania global; o reconhecimento do princípio democrático junto ao desenvolvimento de mecanismos de participação eficazes; e a geração de modelos em instituições que permitam a governança comum no interesse de todos.

 

XIV Conferência da Advocacia de Rondônia

Data: 09, 10 e 11 de dezembro

Inscrições, transmissão e programação completa: http://conferencia.oab-ro.org.br/

Com certificado de participação na conferência

Cadastro gratuito e inscrições limitadas

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone